O Presidente Imaturo (6)

aranhavenezuela

E Nicolás Maduro apronta de novo. Desta vez quer controlar o que passa nos canais de TV, sejam abertos ou a cabo, o importante é expandir o próprio poder e domínio sobre os venezuelanos utilizando-se da desculpa que for.

Inclusive, a desculpa desta vez é a de que os programas de televisão, principalmente as novelas, são culpados pela violência no país. Da última vez o culpado era o Homem Aranha e super-heróis mascarados. Realmente, uma criança assistirá o desenho do Homem Aranha e quando crescer… Jogará teias nos outros? Assistirá ao filme e sairão de casa mascarados para bater em criminosos?

No caso do ataque às novelas terá algo a ver o fato de que uma das atrizes da principal novela da Venezuela (“De todas maneras, Rosa”, da Venevision) faz oposição ao governo de Maduro? A atriz se chama Norkys Yelitza Batista Villaroel e sua personagem, Andreina Vallejo, matou até a própria mãe na novela para esconder a paternidade de seu filho, além de assassinar outros personagens. Contudo, não passa de uma personagem de novela e ninguém é obrigado a ser criminoso e/ou psicopata porque uma personagem de novela é assim. É ridículo colocar a culpa da violência na Venezuela sobre uma novela.

Não passa de mais uma desculpa para encobrir a realidade venezuelana. Tanto que o Observatório Venezuelano de Violência estima o aumento de 400% na violência em 15 anos que os socialistas bolivarianos estão no poder. Ora, são 15 anos de governo com quadruplicação do índice de homicídios, frente a menos de 1 ano da novela acusada por Maduro.

O governo socialista bolivariano da Venezuela impede a verificação dos dados fornecidos sobre a violência no país e diz que a taxa está em 39 assassinatos para 100 mil habitantes; a mais alta da América do Sul, sendo que o observatório informa a ocorrência de no mínimo 24 mil assassinatos em 2013, elevando a taxa para 79 por 100 mil habitantes, aproximadamente 202% maior que a anunciada pelo governo.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) a taxa de homicídios na Venezuela é a quinta pior do mundo. Diversos analistas estão dizendo que, mesmo que o governo imponha regras mais duras sobre a programação de televisão e principalmente as telenovelas, a violência não baixará com as medidas.

Como o governo finge que a violência não é culpa dele, a iniciativa privada se movimenta para (como sempre) resolver os problemas criados pelo Estado. A primeira iniciativa foi a criação de um App grátis chamado “Pocket Police” (Polícia de Bolso). O aplicativo possui um “botão de pânico” que ao ser acionado notifica de um até três contatos sobre a emergência e mostra a localização do indivíduo.

Quem baixar o “Pocket Police” precisa adicionar até três contatos, fornecendo e-mail e telefone dessas pessoas para que recebam as notificações de emergência caso ocorra.

É obvio que o discurso de Maduro não passa de mais uma ação estratégica dele para tirar o foco da criminalidade de cima do culpado (Governo Bolivariano) e colocá-lo sobre quem não tem culpa (Telenovelas, TV, Homem Aranha, Vídeo Games…), enquanto testa o próprio poder e ruma ao controle total da sociedade venezuelana, elevando o intervencionismo ao maior patamar possível.

Quanto mais a Venezuela afunda, mas Maduro trabalha para aumentar o buraco. As consequências virão e Maduro não terá mais ninguém para culpar, além de si próprio.

Por Roberto Lacerda Barricelli

Fontes:

Jornal do Comércio – http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=152084

Exame:

http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/maduro-convoca-grande-jornada-pela-paz-na-venezuela

http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/maduro-acusa-programacao-de-tv-de-incentivar-violencia

Notícias ao Minuto – http://www.noticiasaominuto.com/mundo/160556/maduro-culpa-telenovelas-por-violencia-e-exige-reprogramacao#.Ut3339JTtkg/615/0

Diário do Sudoeste – www.diariodosudoeste.com.br/noticias/mundo/1,47081,16,01,maduro-ordena-revisao-de-programas-de-tv-por-causa-da-violencia.shtml

Venevision – http://www.venevision.net/detodasmanerasrosa

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s