Aumento do IPTU para MPEs prejudica os mais pobres em São Paulo

Taxar os mais “ricos” não favorece os pobres, pelo contrário, aumenta o desemprego e os custos de vida impactando na segurança financeira dos mais pobres. Para a gestão do Prefeito Fernando Haddad (PT-SP) a noção de mais “ricos” é deturpada. O aumento do IPTU será maior para a “classe” geradora de empregos: as empresas.

Um costume fácil de perceber na maioria dos eleitores mais pobres é o de olhar superficialmente e achar que serão beneficiados. Percebem apenas que o mais rico pagará mais e o pobre pagará menos IPTU, mas não percebem que a noção de “rico” é diferente e que eles serão os mais prejudicados.

Pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) sobre o aumento do IPTU mostra que 99% dos comerciantes são contra o reajuste (que será de 35% para imóveis comerciais), enquanto 95%acham que impactará o negócio.

Além disso, em outra fase da pesquisa, desses 99% de comerciantes contra o aumento do IPTU, 49% afirmaram que repassarão o custo a mais ao preço de seus produtos e serviços (22% integralmente e 27% parcialmente), 13% reduzirão outros custos, 13% mudarão seus negócios para cidades onde o IPTU é menor (empresas que levam junto os empregos atuais e possíveis de gerar), 9% diminuirão o número de empregados (demissões) e 8% fecharão o negócio (de novo menos empregos), 4% assumirão integralmente os custos e 3% buscarão “outras opções”.

Sabendo que o comércio é responsável por 49% das vagas nas Micro e Pequenas Empresas.

mpesporsetor

E que elas são responsáveis por 60% dos empregos no Brasil e 51,6% no Município de São Paulo.

MPEsNacional

A pesquisa concluiu que aproximadamente 119 mil trabalhadores ficarão desempregados devido aos cortes de pessoal, mudança de cidade e empresas que fecharão no Município de São Paulo.

Logo, os “mais ricos” apenas repassarão o novos custo aos mais pobres (integralmente ou parcialmente) e destes 119 mil ficarão desempregados. Isso é obvio, ora, queriam o que? Que os comerciantes e demais empresários assumissem integralmente todo o custo e ponto? Imagine oi seguinte, sou do Estado, aumento sua contribuição do Imposto de Renda em 35% e espero que você não trabalhe visando ganhar mais para recompor sua renda, não faça hora extra, não procure emprego que pague melhor e com maiores benefícios e continue ganhando o mesmo porque acha justo eu te roubar 35% a mais. Isso é o que eu (Estado) espero, mas o que você faria? Não buscaria recompor a fatia a mais que estou lhe tomando? Pois é, com os empresários não é diferente.

Os resultados do aumento do IPTU não serão benéficos aos mais pobres, pois 119 mil desses ficarão desempregados, outros tantos verão as empresas cortarem custos e quem sabe até comissões (principalmente profissionais liberais) e além de ficarem sem emprego, logo, com renda menor, pagarão mais caro pelos mesmos produtos que estão acostumado a consumir, inclusive os de necessidade básica.

Esse é o efeito da política confiscatória de Fernando Haddad, tira dos geradores de emprego e renda e aumenta as dificuldades entre os mais pobres.

Por Roberto Lacerda Barricelli

Fontes:

SSBRAE – http://www.sebrae.com.br/

G1 – Metade do comércio deve aumentar preço por causa do IPTU, diz pesquisa (29/10*2013) – http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2013/10/metade-do-comercio-deve-aumentar-preco-por-causa-do-iptu-diz-pesquisa.html

InfoMoney – Com aumento do IPTU, comerciantes repassarão custos para consumidores – http://www.infomoney.com.br/minhas-financas/consumo/noticia/3034160/com-aumento-iptu-comerciantes-repassarao-custos-para-consumidores

Portal Brasil – Mapa das Micro e Pequenas Empresas – http://www.brasil.gov.br/economia-e-emprego/2012/02/o-mapa-das-micro-e-pequenas-empresas

SEBRAE – Estudos e Pesquisas – http://www.sebrae.com.br/customizado/estudos-e-pesquisas/temas-estrategicos/conjuntura-economica

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Uncategorized

Uma resposta para “Aumento do IPTU para MPEs prejudica os mais pobres em São Paulo

  1. Pingback: Brasil é campeão mundial! Em impostos sobre o trabalhador… – Instituto Liberal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s